O grupo de teatro Caminhada com Jesus organizou os detalhes para mais uma encenação da Paixão de Cristo em Bálsamo. Aconteceu nesta madrugada da Sexta-Feira Santa (15 de abril), essa edição representou a retomada do evento, adiado nos dois últimos anos por conta da pandemia do Coronavírus.
“A expectativa foi muito grande. Tanto entre nós, atores e organizadores, como também por parte do público. Temos recebidos muitas mensagens, ligações. Essas manifestações nos dão a certeza que o evento foi retomado com toda a sua grandiosidade”, afirma Ricardo Parra, presidente da recém fundada Associação Paixão de Cristo – Caminhada com Jesus.
O teatro começou às 3 horas da madrugada no palco da Praça da Matriz, onde foram montados quatro cenários: o Templo dos Sacerdotes, o Palácio de Herodes, o Orto das Oliveiras e o Palácio de Pilatos. Após as primeiras cenas no local, atores e público seguiram em procissão para o cruzeiro do município, em um percurso de 4 quilômetros, que representa a Via Crucis.
Ao todo, cerca de 100 voluntários foram trabalhar na encenação. São aproximadamente 90 personagens e pelo menos 10 pessoas envolvidas nos bastidores.
Pela primeira vez, Jesus Cristo foi interpretado pelo gerente de logística Ronaldo Parra, de 27 anos. “É uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande. O que fazemos no palco emociona e faz milhares de pessoas que vem nos assistir refletir sobre os ensinamentos de Jesus”, explica Ronaldo, que desde a adolescência participa do teatro.
Como já é tradição, houve uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. As doações foram repassadas aos Vicentinos, que atendem famílias carentes de Bálsamo.
“Foi preparando tudo com muito carinho para que possamos juntos meditar a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que ele possa realmente ressuscitar em nossos corações no sábado de aleluia”, afirma a organizadora Mariana Delfino.
A encenação da Paixão de Cristo em Bálsamo neste ano contou com recursos da lei federal Aldir Blanc, que prevê auxílio ao setor cultural.
*História*
Essa foi a 34ª Caminhada com Cristo de Bálsamo. A primeira delas ocorreu em 1986 e contou com a participação de apenas 27 pessoas. Na ocasião não havia o teatro, nem qualquer tipo de som, a não ser o das orações dos cristãos.
Com o passar dos anos, a caminhada foi reunindo um público cada vez maior. Em 1997, um grupo de atores amadores decidiu realizar a primeira encenação da Paixão de Cristo. Desde então, o evento se tornou uma tradição em Bálsamo, atraindo milhares de fiéis da região todos os anos.