Construir ou reformar no noroeste paulista tem afetado o bolso do consumidor com o passar dos anos e dificultado o planejamento de quem quer investir em alguma obra.

Um levantamento realizado pelo Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (SINAPI) apontou que nos últimos cinco anos o valor do metro quadrado de uma construção subiu quase 50%. Já no primeiro trimestre de 2022 a alta foi de mais de 2%.

O principal motivo é o aumento no valor da matéria-prima, que é repassado ao preço do material usado nas obras.

Um exemplo é Jair Roberto Nascimento, de Birigui (SP), que se planejou para reformar a casa, mas se surpreendeu com o valor dos materiais, principalmente com do cimento e do ferro.

O planejamento era de R$ 5 mil, porque nós mesmos estamos executando a obra, mas com esse aumento de preço vamos gastar um pouquinho mais.”

Como a alta dos preços foi generalizada, a alternativa de muitos consumidores tem sido repensar na necessidade de fazer uma obra.

Muitas pessoas perceberam o aumento no valor e entenderam que se parar de consumir agora, eles podem pegar um aumento ainda maior. Então as pessoas estão fazendo análises para ver o que é mais importante naquele momento”, explica Gislaine Castilho, proprietária de uma loja para materiais de construção.

Fonte-G1







Deixe seu Comentário