O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Rio Preto (Semae), divulgou alerta sobre o baixo nível de reserva de água na Represa Municipal, responsável pelo abastecimento de 25% da cidade. A situação é preocupante devido ao baixo volume de chuvas nos últimos meses. Por enquanto não está previsto racionamento no fornecimento.

Segundo levantamento do Semae, o nível de água no lago 1 da Represa Municipal está um centímetro acima do vertedouro e no lago 3 está 3,5 centímetros acima do vertedouro, que está prestes a secar. 

Nos últimos três meses, choveu 36 milímetros. No acumulado deste ano, são 715 milímetros de chuvas, de acordo com levantamento do órgão.

A quantidade de chuvas, em 2022, é menor que em 2020, quando no mesmo período choveu 815 milímetros, ou seja, uma diferença de 100 milímetros. Naquele ano, o Semae fez 40 dias de racionamento, começando no dia 17/10 e terminando no dia 26/10.

Os técnicos da Gerência de Operação e Manutenção de Água do Semae farão uma avaliação da situação da Represa, neste final de semana. A partir desse diagnóstico serão adotadas as medidas necessárias.

O volume de captação está variando entre 350 e 400 litros por segundo, conforme a demanda. Os reservatórios que abastecem os bairros estão com uma variação de nível dentro de uma curva normal de consumo.

Na próxima semana poderemos apresentar um diagnóstico mais preciso da capacidade de fornecimento de água da Represa Municipal para a Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas”, declarou Fábio Furlan, gerente de Operação e Manutenção de Água.

Diariodaregiao 







Deixe seu Comentário