A chegada de uma frente fria deve derrubar a temperatura na próxima semana na região de Rio Preto. O tempo deve começar a mudar a partir de sábado, dia 29, com tempestades isoladas acompanhadas de raios e trovões. O frio fora de época também deve ser registrado em outras partes do Brasil, inclusive, com possibilidade de neve em Santa Catarina.

Segundo o meteorologista Thiago Ferreira, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp de Bauru, as temperaturas mínimas podem cair até 10 graus nos próximos dias. “A temperatura tende a amenizar na região de Rio Preto com a chegada dessa frente fria”, explicou.

Acostumados com temperatura máxima próxima de 40 graus e mínima de 20 graus nesta época do ano, o rio-pretense terá que tirar ao menos uma blusa do armário para encarar o frio da manhã, entre terça e quinta-feira da semana que vem.

Nesta sexta-feira, a máxima fica em 33 graus e a mínima em 21 graus. Temperatura parecida com a prevista no domingo de eleição, dia 30, em que os termômetros devem oscilar entre 22 graus de mínima e 33 graus de máxima.

No entanto, a partir de terça-feira, dia 1° de novembro, a temperatura mínima deve cair para 13 graus e a máxima prevista é de 21 graus. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a “queda brusca” das temperaturas se deve à passagem de uma frente fria que vem seguida de uma forte massa de ar de origem polar. “As frentes frias atuam durante todo o ano”, comentou Thiago.

Especialistas apontam que a frente fria fora de época prevista para semana que vem, pode ser explicada pela atuação mais intensa do fenômeno climático La Niña, que gera resfriamento anômalo das águas do Pacífico.

Diariodaregiao 


Deixe seu Comentário