Rio Preto terá transporte público gratuito neste domingo, 30, segundo turno das eleições para o governo de São Paulo e para a Presidência da República. A concessão do passe livre pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) decorre de uma determinação da Justiça, que acatou ação apresentada pela Defensoria Pública.

O defensor público Júlio Tanone, que acionou a Justiça com o objetivo de garantir a gratuidade, defendeu, entre outros argumentos, que o índice de abstenção foi alto na cidade e que o transporte gratuito pode ajudar a reduzi-lo.

No primeiro turno, 76 mil eleitores de Rio Preto não votaram, de um total de 344 mil aptos às urnas. Os ônibus vão circular com a mesma frequência oferecida aos sábados, com média de 3,8 mil viagens.

Nos dias de eleição, o sistema registra alguns picos, principalmente no período da manhã e no fim da tarde, mas sempre com funcionamento muito tranquilo”, afirmou o secretário de Trânsito de Rio Preto, Amaury Hernandes, em comunicado divulgado pela Prefeitura. A assessoria do governo Edinho não informou quantos ônibus serão utilizados no domingo. A decisão da juíza da 2ª Vara da Fazenda, Tatiana Pereira Viana Santos, afirma que o município deve manter “em níveis normais, sem redução específica no dia da eleição”. Em média, 92 mil pessoas usam transporte coletivo em Rio Preto por dia.

Diariodaregiao 




Deixe seu Comentário