Existe um botão que todo carro equipado com ar-condicionado tem e muita gente ignora ou não sabe usar.

Essa função "secreta", capaz de reduzir o consumo de combustível, viralizou há poucos meses, com mais de 500 mil curtidas no perfil megansbubble do TikTok.

A postagem explica justamente para que serve e como operar o botão poupador de dinheiro, que ativa a recirculação de ar no interior do veículo. Apesar de trazer vantagens, ele deve ser utilizado com moderação, segundo as próprias montadoras.

"Aposto que você não sabia para que serve esse botão do carro", diz a tiktoker norte-americana Megan.

A julgar pelos milhares de comentários com dúvidas de internautas na respectiva publicação, a influenciadora está certa. Nós, do UOL Carros, aproveitamos a deixa para esmiuçar o assunto com o auxílio de um especialista.

De acordo com Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, o botão de recirculação bloqueia a entrada de ar externo no interior da cabine, desde que os vidros estejam fechados, e faz com que o sistema de climatização resfrie o ar que já está dentro do habitáculo.

O equipamento pega o ar já resfriado e o refrigera mais um pouco, de forma sucessiva, até atingir a temperatura desejada. Assim, o habitáculo gela mais rapidamente e o compressor trabalha menos, poupando combustível" Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia

Romio explica que o compressor, responsável por "empurrar" o gás refrigerante para o interior de um radiador onde o ar é gelado, eleva o consumo por ser acionado pelo motor a combustão, por meio de uma correia. Portanto, quanto menos o compressor trabalhar, mais o seu bolso vai agradecer.

De acordo com estudos, o ar-condicionado pode aumentar em até 10% o gasto de combustível.

Também vale destacar que a recirculação é uma aliada para prevenir o ingresso de ar poluído ou maus odores no interior do carro.

Fonte uol

Deixe seu Comentário