Clientes de banco têm relatado, nas redes sociais, um novo tipo de golpe envolvendo o Pix. Segundo eles, criminosos ligam para as supostas vítimas e, para convencê-las a fazerem uma determinada transferência bancária, citam dados sigilosos e valores exatos de movimentações anteriores na conta.

Os autores da fraude usam, inclusive, uma convincente trilha sonora semelhante às de chamadas de telemarketing.

Em resumo, a tentativa de golpe funciona assim:

💸 O criminoso liga para um cliente de banco e diz algo como: "Sou funcionário da instituição, sua conta foi invadida e retiraram os valores X, Y e Z". Essas transações, obviamente, são falsas, mas a vítima ainda não sabe.

🧮 Em seguida, o autor da fraude lista informações sigilosas da pessoa, enumerando dados do extrato, valores precisos de débitos automáticos, transferência via Pix etc. Tudo para induzir a vítima a cair na armação.

O objetivo é persuadir a vítima a fazer transferências nos mesmíssimos valores de X, Y e Z para contas de criminosos. O argumento? "O banco vai reconhecer a duplicidade das transações e cancelar tudo."

Em posts publicados no Twitter nesta quarta-feira (8), a jornalista Marcella Centofanti contou que quase caiu na armadilha ao receber telefonema de um homem que se passava por funcionário do Itaú. Na conversa, de acordo com ela, o golpista "citou o que saiu e entrou na minha conta nos últimos dias". "[Mencionou] Pix que eu fiz e recebi, com nomes e valores, além de débitos automáticos precisos nos centavos."

G1

Deixe seu Comentário