Campanha em todo o estado tenta quebrar a cadeia de transmissão da doença
Para combater a tuberculose, a Secretaria de Saúde realizará uma campanha de detecção de tuberculose na rede municipal, de 27 a 31 de março, com orientação sobre as formas de transmissão e coleta de exames diagnósticos de baciloscopia.
Nos últimos cinco anos em Rio Preto houve um aumento no número de casos novos de tuberculose, passando de 96 em 2018 para um pico de 140 casos em 2022.
A tuberculose é uma doença contagiosa que se espalha pelo ar quando uma pessoa infectada tosse, fala, espirra ou canta. A bactéria que causa a tuberculose pode se alojar em vários órgãos do corpo, mas geralmente afeta os pulmões. Os sintomas incluem tosse persistente, febre, sudorese noturna e emagrecimento. A doença é tratável com antibióticos, mas pode ser fatal se não for tratada adequadamente.
No Estado
Para intensificar a luta contra a tuberculose, o Estado de São Paulo está realizando a Campanha de Intensificação da Busca Ativa de casos de Tuberculose. As ações estão sendo realizadas nas Unidades de Saúde e Sistema Prisional de todo o Estado, com foco em quebrar a cadeia de transmissão da doença.
Os municípios aplicarão um interrogatório sobre tosse para a identificação de sintomáticos respiratórios e, também, a realização de baciloscopia ou teste rápido molecular para Tuberculose (TRM-TB).
Embora o número de casos novos de tuberculose tenha se mantido estável em 2022 em comparação com o ano anterior, com 18.654 casos novos confirmados em todo o Estado durante todo o ano, a doença ainda representa uma ameaça à saúde pública. Ela pode evoluir rapidamente para casos mais graves, por isso é importante identificar e tratar a doença o mais cedo possível.
Dhoje