tendência é que o calor não dê trégua nos próximos três meses. Não esses picos de temperatura dos últimos dias, com quebra de recordes, mas ainda assim acima da média para o período. A previsão dos modelos climáticos indica a persistência do atual fenômeno El Niño até, pelo menos, fim do verão 2023/2024.

 que também deve ser superior à média são as chuvas durante a Primavera. Segundo nota técnica conjunta feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado de São Paulo terá precipitações mais regulares somente a partir de novembro. O documento mostra que a média histórica de precipitação para o último trimestre do ano, entre 1981 e 2010, ficou entre 500 e 600 milímetros de chuva na região. Em relação às temperaturas, a média histórica no mesmo período ficou entre 25ºC e 30ºC.

Recomendações

A Defesa Civil de São José do Rio Preto lista recomendações para o período, a começar pelos cuidados em rios, represas, cachoeiras e cursos d´água. “Naturalmente, por causa do calor, as pessoas procuram mais prainhas, açudes e piscinas para se refrescar. Então, muito cuidado, porque não é o nosso habitat. Há muitas surpresas debaixo da água. Vale o lema: ‘água no umbigo, sinal de perigo’. Não se exponha a riscos”, alerta o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin.

Outro ponto de atenção é com relação à hidratação, principalmente de crianças e idosos. As altas temperaturas e a baixa umidade do ar registradas nos últimos dias demandam um reforço na quantidade de líquido ingerido. “Precisamos tomar muita água e, caso seja responsável por crianças ou idosos, ofereça líquidos, sucos e frutas”, orienta Lamin. Vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água aumentam a umidade dos ambientes.





Deixe seu Comentário