A forte onda de calor que atingiu todo o noroeste paulista tem provocado sobrecarga na rede elétrica da região. Por causa disso, em São José do Rio Preto (SP), moradores e comerciantes denunciaram os prejuízos causados pelas constantes quedas da energia.
Em um restaurante localizado no Bairro Redentora, uma geladeira queimou e o proprietário, Denis Dauto, perdeu todo o estoque de sorvetes, o que impactou diretamente nas suas vendas.
Além dos alimentos, o ar condicionado do local também queimou devido às quedas de energia e, por isso, muitos clientes acabaram optando por outros restaurantes que oferecem climatização. Segundo ele, a situação se repete há quase 10 dias.
A proprietária de outro restaurante localizado no mesmo bairro informou à reportagem que ainda calcula os prejuízos com as perdas de alimentos e três ares-condicionados que queimaram.
No último fim de semana, Ana Cláudia Rodrigues disse que precisou reduzir a capacidade de atendimento do restaurante e o faturamento despencou.
"Já perdemos ar condicionado, batedeiras, microondas, estoque de produção. Agora temos que trabalhar sem estoque. Sábado foram embora mais de 40 pessoas que não quiseram ficar porque estava quente”, lamenta a proprietária.
Em nota, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) disse que as ocorrências são pontuais e que a rede elétrica é projetada para suportar condições normais de operação, cenário contrário ao que está sendo vivenciado devido à grande demanda.
A CPFL ainda orientou aos clientes que fizerem a instalação de novos equipamentos para que entrem em contato com a empresa para informar a necessidade de maior capacidade da rede elétrica.
G1