O grupo de 33 peregrinos do interior de São Paulo que está em Israel embarcou nesta quarta-feira (11) ao Brasil, após o ataque do Hamas ao país do Oriente Médio.
O balanço recente das autoridades locais indica que mais de 2,2 mil pessoas morreram desde o início do conflito, no dia 7 de outubro.
Os turistas de Novo Horizonte (SP), liderados pelo Padre Fábio Vieira, foram alocados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com destino ao Rio de Janeiro.
"Quero anunciar que o grupo de 33 pessoas, a maioria da cidade de Novo Horizonte, no interior de São Paulo, está retornando ao país pelo avião da FAB. Nosso destino é o Rio de Janeiro",
Quero agradecer a união e oração de todos. Pedir também para que a gente continue em oração por esse povo que tanto está sofrendo aqui em israel. Aqui no aeroporto de Tel Aviv o clima está tenso, onde há muitas sirenes, barulho. Vamos nos despedir para que tudo isso possa terminar. Agradeço a todos."
De acordo com a FAB, a bordo da aeronave estão 214 brasileiros resgatados em Israel. O voo tem duração de 14 horas e a previsão de chegada é às 3h de quinta-feira, no Posto CAN da Base Aérea do Galeão.
O que aconteceu até agora?
- Como foi o ataque?
As ações do Hamas no último sábado (7) se concentraram perto da fronteira da Faixa de Gaza, de onde o Hamas lançou cinco mil foguetes. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.
Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.
- Como foi a resposta de Israel?
Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. "Estamos em guerra e vamos ganhar. O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque.
Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
- Quantas pessoas morreram?
O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã de terça-feira (10), que mais de 2.255 pessoas morreram. Mais de 1.200 foram em Israel. O Ministério da Saúde de Gaza informou ter registrado 1.055 mortes de palestino. G1