A Defesa Civil de São José do Rio Preto enviou nesta terça-feira, 6/5, o primeiro caminhão carregado de mantimentos para o Rio Grande do Sul, a fim de atender vítimas da tragédia climática no Estado. O transporte é feito por uma empresa parceira.
Até o meio da tarde, quando o caminhão chegou à Defesa Civil, já havia sido contabilizado o recebimento de pelo menos 300 cestas básicas e mais de 20 mil litros de água, além de produtos de higiene e limpeza, assim como pacotes de ração para pets.
O prefeito Edinho Araújo esteve na Defesa Civil e acompanhou o trabalho dos voluntários que organizam as doações. “São José do Rio Preto nunca faltou aos irmãos brasileiros, de qualquer que seja a região. Sempre que há uma catástrofe, uma inundação sem precedentes como esta que está acontecendo no Rio Grande do Sul, nós contribuímos. Com a coordenação da Defesa Civil e com a participação de todos os voluntários, da sociedade em geral, contribuímos mais uma vez. Agradecemos a todos que participam dessa corrente solidária”, afirma o prefeito.
Um desses voluntários é o empresário Leandro Piccoli, que mora em Rio Preto há sete anos, mas é natural do Rio Grande do Sul, onde tem familiares em São Leopoldo, cidade de 238 mil habitantes. “Cerca de 180 mil pessoas da cidade tiveram que sair de casa, em torno de 82% da população. Algumas regiões já haviam sofrido enchentes antes, mas nunca neste nível. Minha família está em segurança, mas muitos amigos perderam tudo. Sabemos também de pessoas que perderam a vida. É triste demais”, relata ele, que é capataz (uma espécie de vice-presidente) do Centro de Tradições Gaúchas 20 de Setembro, em Rio Preto, e participa da ação utilizando trajes típicos.
Entre as pessoas que contribuíram está Jessica Andrade Tedesco: “Trouxe água, papel higiênico, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Nos Correios, entreguei roupas. É o que a gente pode fazer.”
Outro participante da campanha é Vitor Vieira da Costa: “Eu trouxe papel higiênico, sabonete, pasta de dentes, detergente, água sanitária e água mineral. A gente vê o que está acontecendo lá é percebe que é hora de se unir para ajudar quem está precisando.”
Como contribuir
A Defesa Civil está recebendo água mineral, alimentos, ração e itens de higiene e limpeza. Não estão sendo recebidos outros itens no local. As doações podem ser entregues na sede da instituição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é rua Campos Salles, 1866, bairro Boa Vista.
Fonte gazeta Rio preto