No ranking das 100 escolas públicas de ensino médio do Brasil com melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na quarta-feira (15), três escolas que estão na região Rio Preto obtiveram nota acima da média nacional.
A unidade mais bem colocada na região, em 37º lugar no país, é o IFSP Campus Votuporanga com pontuação 6,4. Na 52ª posição está a Etec Professor Armando José Farinazzo, em Fernandópolis, com Ideb 6,4. A terceira é a Etec José Carlos Seno Júnior, 79º no top 100 Brasil. A escola de Olímpia alcançou 6,3 na edição 2023 da avaliação nacional.
Das 24 escolas no ranking, sete estão localizadas na capital e na região metropolitana de São Paulo. Em relação à administração, 16 estão vinculadas ao Centro Paula Souza, duas a universidades públicas estaduais de São Paulo (Unesp e USP) e outras duas à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
A unidade com melhor resultado do Estado de São Paulo, em 6º lugar, é o Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldán, em Bauru. A escola é vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp) e registrou 7,4 no Ideb. Logo depois, está a E.E. 9 de Julho, de Taquaritinga, na 16ª posição geral. Desde 2019, a escola faz parte do Programa Ensino Integral e alcançou 6,9 – um avanço de 56% em comparação com a edição de 2021.
Ideb
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. A análise do resultado da escola traz subsídios importantes que podem ser utilizados na reformulação de projetos pedagógicos.
Gazeta